O que é o site Detalhes de uma Vida?

O site Detalhes de uma Vida é o resultado de um projeto contemplado pela edição 2018 (edital 09/2018) da Lei Rubem Braga (Lei Municipal n° 7.410 de 15 de junho de 2016 e Decreto Municipal n.º 27.192 de 29 de agosto de 2017), que todos os anos financia trabalhos em diversas categorias para incentivar a cultura em Cachoeiro de Itapemirim (ES).

A imagem mostra o logotipo da Lei Rubem Braga. A imagem mostra o logotipo da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Cachoeiro de Itapemirim

O projeto Detalhes de uma Vida foi contemplado na categoria Acervo e Patrimônio Histórico e Cultural de Museus e Centros Culturais e teve o objetivo de catalogar e digitalizar todo o acervo das cachoeirenses Gercy Volpato e Maria Leonôr Volpato, irmãs que são consideradas as primeiras fãs do cantor e conterrâneo Roberto Carlos.

Como surgiu a ideia do projeto?

A grande quantidade de materiais do rei reunida ao longo do tempo pelas irmãs Volpato fica guardada dentro de armários e móveis muito antigos, do início do século passado, ou nas paredes de um pequeno cômodo da casa das irmãs.

A foto mostra a sala de Gercy Volpato cheia de quadros de Roberto Carlos na parede. A foto mostra um armário aberto com revistas que fazem parte do acervo de Gercy Volpato. A foto mostra vários porta-retratos com fotos de Roberto Carlos.

O fato é que essa casa onde está o acervo das irmãs Volpato é uma residência, local de convivência familiar, e não de visitação pública e exposição de acervos, por também estar localizada em zona rural, em uma região de acesso mais dificultado.

Desde muitos anos, Gercy tem o sonho de ter um espaço em que possa acondicionar todos os retratos, as fotos, as revistas e os discos de maneira organizada, limpa, segura, e que, ao mesmo tempo possa permitir a devida apreciação e contemplação do acervo por parte dos visitantes do local.

A imagem mostra uma foto de Roberto Carlos em primeiro plano e Gercy Volpato ao fundo.

Como não houve, até hoje, a possibilidade de viabilizar-se um local físico para correta e justa exposição desse rico material, a solução encontrada foi a internet: um portal online garantiria que todas as peças (após passarem por um processo de digitalização e registro fotográfico) pudessem ser eternizadas e apreciadas mais facilmente por uma infinidade de pessoas espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.

Mockup do site

Além disso, o site também se propõe a contar a história por trás de toda a coleção, que é a representação materializada da paixão das irmãs Volpato pelo cantor Roberto Carlos, bem como alguns momentos da vida e do cotidiano das duas fãs.

A imagem mostra Gercy Volpato lendo uma revista em meio a várias revistas espalhadas em uma mesa.

Sabe-se que muitos fãs têm coleções de seus ídolos, nada mais normal. Mas a das irmãs Volpato é realmente especial, não apenas porque contém uma grande quantidade de materiais do cantor (muitos deles raros e únicos), mas sim porque representa uma história que começou antes mesmo que qualquer outro fã dele o conhecesse e o admirasse – mais precisamente desde os anos 1950, quando o cantor ainda era criança e iniciava suas primeiras apresentações na ZYL-9 Rádio Cachoeiro.

A imagem mostra um porta-retrato com uma foto de Roberto Carlos com as irmãs Volpato.

Portanto, o site Detalhes de uma Vida representa a materialização de um amor de duas fãs pelo seu ídolo – são histórias riquíssimas, cheias de conteúdo e com um acervo elogiado por todos que já o viram pessoalmente ou pelos meios de comunicação.

A equipe de trabalho

Luan Volpato, publicitário, designer gráfico e fotógrafo.

O projeto Detalhes de uma Vida foi idealizado por Luan Volpato, publicitário, designer gráfico e fotógrafo cachoeirense. Além de produzir os layouts de todo o site e materiais de divulgação, ele também fez as fotos e o tratamento de todas as imagens do acervo, bem como produziu as fotos recentes que ilustram o site.

Sara Moreira, jornalista e produtora de conteúdo para mídias digitais e impressos.

Em parceria com Luan, o projeto também contou com o trabalho de Sara Moreira, jornalista especializada em produção de conteúdo para mídias digitais e impressas. Ela foi a responsável por ajudar no processo de catalogação e digitalização do acervo, na produção da entrevista para relatar a história de Gercy Volpato e em toda a produção de textos que alimentam o site e os demais materiais de divulgação do projeto.

O processo de catalogação do acervo

Entre fotos, revistas, jornais, objetos, cartazes, anúncios impressos, CDs, LPs, DVDs e livros, foram mais de 3 mil arquivos catalogados e digitalizados neste site. Aliás, ele permanecerá sendo atualizado à medida que Gercy Volpato for adquirindo mais itens para seu acervo pessoal.

A imagem mostra várias revistas que são parte do acervo das irmãs Volpato.

Todo o trabalho de catalogação, digitalização, tratamento de imagens, produção de fotos e também de textos, deixando o site pronto para o público, levou um total de 6 meses para ser concluído. Desde a concepção da ideia, passando pela inscrição no edital da lei até a entrega do projeto, foi um total de 1 ano.

Durante esse período, a equipe do projeto precisou deslocar-se por três vezes até Cobiça, zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, para separar, digitalizar e fotografar todo o acervo, bem como entrevistar Gercy para conhecer de perto mais detalhes de sua história com o rei Roberto Carlos. No total, foram 12 dias de trabalhos locais – e o restante do tempo foi reservado para a seleção e o tratamento das imagens, a produção do conteúdo, a construção do site, as revisões e os testes finais.

Confira a seguir imagens dos bastidores dos trabalhos:

Sara Moreira (à esquerda), Gercy Volpato (no centro) e Luan Volpato (à direita). Jornalista Sara Moreira entrevistando Gercy Volpato. Luan Volpato (à esquerda), Sara Moreira (no centro) e Gercy Volpato (à direita). Luan Volpato e Sara Moreira catalogando o acervo de revistas de Gercy Volpato. Luan Volpato de máscara e luvas pronto para manusear o acervo mais antigo de revistas de Gercy Volpato. Luan Volpato e Sara Moreira, usando máscaras e luvas, seguram revistas da década de 50 do acervo de Gercy Volpato. Luan Volpato mostrando à Gercy Volpato o processo de digitalização de imagens no notebook. Luan Volpato e Sara Moreira digitalizando revistas do acervo de Gercy Volpato. Luan Volpato fotografando recortes de jornal enquanto Sara Moreira aponta um abajur para iluminá-los. Luan Volpato fotografando recortes de jornal enquanto Sara Moreira folheia jornais para encontrar imagens e notícias de Roberto Carlos para serem fotografadas. Sara Moreira e Luan Volpato digitalizando imagens de revistas em seus notebooks e impressoras. Sara Moreira transcrevendo no notebook o áudio da entrevista com Gercy Volpato. Capa de um LP de Roberto Carlos e Gercy Volpato ao fundo. Luan Volpato e Sara Moreira preparando um LP e uma vitrola para serem fotografados. Luan Volpato fotografando. Luan Volpato fotografando Gercy Volpato. Luan Volpato fotografando Gercy Volpato e sua parede de fotos de Roberto Carlos. Luan Volpato mostrando à Gercy Volpato o resultado de uma foto que acabara de ser tirada em sua máquina fotográfica. Luan Volpato fotografando Gercy Volpato. Sara Moreira (à esquerda), Gercy Volpato (no centro) e Luan Volpato (à direita).

Em conformidade com Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e GDPR, este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência de navegação.

Carregando...