As colecionadoras
Gercy Volpato
Maria Leonôr Volpato
Todo o acervo que você verá neste site faz parte de uma vida inteira de histórias das irmãs Volpato, consideradas as primeiras fãs do cantor Roberto Carlos.
Gercy Volpato (foto da esquerda) nasceu em 22 de novembro de 1929 e Maria Leonôr Volpato em 14 de janeiro de 1937 na localidade de Alto Canudal, interior de Cachoeiro de Itapemirim (ES).
Aos 13 anos de idade, Gercy, a irmã, os pais e mais 11 irmãos (oito irmãs e três irmãos), mudaram-se para Cobiça, também na zona rural de Cachoeiro de Itapemirim, na mesma casa onde Gercy reside até hoje e onde, junto com a irmã, construiu um belo acervo de memórias contendo fotografias, discos, objetos e centenas de revistas que contam a trajetória de sucesso de seu ídolo, o conterrâneo Roberto Carlos.
Trabalhando uma vida inteira como produtoras rurais e donas de casa, as irmãs Volpato são verdadeiros patrimônios da capital secreta, como é conhecida a cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
Maria Leonôr faleceu em 13 de fevereiro de 2008, mas, junto com a irmã Gercy, colecionou uma vida cheia de histórias emocionantes e inusitadas ao acompanhar de longe – e também de perto – a vida e obra do cachoeirense que foi brilhar na cidade grande (mais precisamente no Rio de Janeiro), e que conquistou fãs pelo Brasil e exterior.